sexta-feira, 20 de março de 2009

O Diario dos Sons!!!

NOTA:

Seguindo nosso calendario de acoes destrinchados nas reunioes de quarta-feira entre as bandas locais no MISC (museu de imagem e som de cuiaba),vamos ver como esta o encaminhamento do PUNK`ART no Sukatta Pub com Snorks e N3CR. o backline utilizado foi coletivo entre as entidades, a batera as ferragens e os mics foram do Cubo, o ampli de baixo e um dos amplis de guitarra foi do sindicatto, o outro ampli de guitarra foi do rodrigo cutiaro do raiva em paz, banda tambem integrada ao sindicatto extremo.
a parte de som, no caso, sides,monitores e perifericos era do sukatta.
a passagem de som ficou por conta do Snorks.
combinamos o translado,que foi feito com o fernando tucura,baixista da snorks com o UNAum (carro uno),nos encontramos no sukatta e fomos no cubo eu e o mikail ,guitarrista da snorks buscar os equipamentos que estavam no cubo,levei minha Fender Strato japonesa ano 94`, reedicao da reissue 61` (minha guerreira pau de guerra!) e mais meu set-up basico de pedais, 1 delay echo da electro-harmonix serviu para o delay da voz e outro electro harmonix chamado knockout que funcionou como um filtro de linha,como um equalizador de ataque,na guitarra do felipe.

Abaixo segue o Rider Tecnico do PUNK-ART

- Bateria pearl export series (22`,14`,16`)
- Caixa de baixo meteoro MB400 com falantes 4x10 + Head staner
- Combo valvulado para guitarra B-52 com falantes 2x12
- Combo para guitarra transistorizado, meteoro nitrous com falantes 2x12
- 1 microfone shure sm58 para voz principal
- 2 microfones le son para backing vocals.
- 1 mic le son para bumbo
- 1 console ativo de 8 canais
- 1 potencia de 4000w
- 2 sides passivos LS de P.A
- 2 vias de retorno mackie.

A SNORKS
a guitarra do mikail teve um dos fios que liga o captador da ponte em uma das chaves seletoras dessoldados na parte eletrica da guitarra, com isso ele usou a fender,que deu uma caracteristica bem interessante no som da snorks, conversando no dia mesmo apos a passagem de som da banda com o tucura, ele me disse sobre a pesquisa que eles vem fazendo a respeito dos timbres que uma telecaster pudesse ser interessante pro felipe, e batemos essa bola, que foi bem legal, no hardcore existe muitas possibilidades de se concretizar um casal par de guitarras que formam no resultado do geral uma soh!. o humbucker somado a single dinamiza isso, devido ao fato das frequencias em Hertz de cada um, o humbucker alem de tudo eh mais passivo a detectar mais harmonicos,por isso seu som eh mais punch, ja o single eh mais puxado pro clean,nao tanto pro drive, mas que porem sao muito ricos em prevalencia dos harmonicos pares.
quanto ao som da snorks ainda sinto falta de punch, isso esta relacionado a parte de elaboracao dos temperos do som, ainda soa `travado ` no total dos arranjos, ainda soa magro, o edson precisa fortalecer e raciocinar melhor os naipes para executa-los,ter senso de peso diante da mao o quanto guente,ou o quanto esta preparado para executar determinado naipe,e dialogar mais com o tucura no sentido de falarem juntos na execucao dos riffs, o baixo acaba soando fraco ao deixar de preencher vacuos que impulsionariam os riffs.
o trabalho de vozes,linhas de 2 guitarras, harmonias,as musicas em si,sao muito boas, eu particularmente gosto do som da snorks bastante, mas vejo que precisam amadurecer mais o pick` e desenvolver mais o nivel de consciencia da musicalidade de cada um.

o N3CR
minha fase no punk rock quando moleque,as bandas que eram minha referencia eram a DFC,o cash for caos,entre outras algumas do underground nacional noventista ao qual eu nao me lembro os nomes, ali eu ja flertava com o heavy metal e o trash/death metal ouvindo bandas como obituary,slayer,testament,death entre outras.
ao meu ver o N3CR tem um Q faz um punk rock simples e bem feito na linha predileta do punk rock tradicional,boa banda na proposta do som,mas ha ainda uma falta de fortalecimento principamente da parte X, batera e baixo, mesmo eu sendo adepto ao minimalismo e acho q sim no punk tudo ta valendo,eis o grande sid e sex pistols para deixar nada mais claro que os erros sao os verdadeiros temperos!utilize eles a seu favor, eh iustamente essa frase que eu senti falta no show da N3CR, utlizar mais ao favor do que estiver acontecendo no momento, ser mais punk no sentido de atitude de palco, arrancar sangue,!hehe!!!\m/

em suma o punk art foi bem bacana, rapaziada compareceu, acabou por volta das 02:00hs da manha, fomos e o ynaia levar os equipamentos de volta pro cubo no voyagahUM!!.


TECHS CACHORRAO!
entao galera tem aqui uns techs pra vcs darem uma sacada no que a cubo sonorizacao deve estar produzindo para os eventos e festivais relacionadas a parte administrativa, sem isso a parada nao vai e eh um horror se nao acontece!! confiram os links abaixo e eh soh baixar!!

*Rider Tecnico - Metal ao Cubo
http://www.mediafire.com/?sharekey=d3eaf984ef7538dadd8b33b5aa27078d

*Planejamento de Producao de Palco
http://www.mediafire.com/?sharekey=d3eaf984ef7538dadd8b33b5aa27078d

* Planilha Orcamentaria - Metal ao Cubo
http://www.mediafire.com/?sharekey=d3eaf984ef7538da9a067f115d665d459a93915059744a6c

* Comando de Instrumentoteca - Metal ao Cubo
http://www.mediafire.com/?sharekey=d3eaf984ef7538dadd8b33b5aa27078d

Eh isso ae rapeize, esses sao basicamente alguns dos techs que devem ser produzidos no setor da sonorizacao do evento, esse ai sao os que eu fiz ontem para o metal ao cubo no cavernas bar.

MUSICO COMPLETO:
o que eh ser um musico completo?
tocar bem? nao soh! eh mais do que obrigacao!
hoje em dia existe muitas situacoes que passamos na tecnologia da musica como a falta de conhecimento em aspectos que fazem a musica como a luthieria,a eletronica e o audio.
na luthieria o plano ideal eh que o musico seja seu luthier,vc regula seus instrumentos,faz as manutencoes,troca pecas,envenena para tirar o seu som e com um tempo construa seus proprios instrumentos. que eh onde entra a eletronica, a base de soldagens vc eh capaz de fazer seus pedais,amplis,cabos,mexer na parte de eletrica de sua guita e fazer manutencao em ampli que aqui em cuiaba esses aspectos ate entao citados sao quase inexistente,isso atrasa deadline de eventos,gravacoes,ensaios e uma serie de outras coisas,pelo fato de nao termos luthiers dispostos a contribruir com uma tecnologia de mao de obra e ao menos prestar servicos que tenham prazos cumpridos.o mesmo cabe ao audio que mesmo tendo aqui hoje estudios e mais profissionais nessa area eh a unica frente ao qual temos um laboratorio funcionando,mas que se tivesse esse outro nucleos com pessoas dispostas a se formar nesses setores citados acima, ai sim, na cena teremos uma equipe sincronizada que trabalha diariamente fazendo amplis e pedais e prestando manutencao nos instrumentos das bandas e dos tecnicos de estudio,um luthier esta sendo mais do que fundamental,bizarramente soh existe um, na cidade, de 800mil habitantes soh existe 1 luthier! temos que dar um jeito nisso!
quem ta afim de peitar comigo o
DIARIO DOS SONS?

Grande Abraco a todos!
Bruno Kayapy

4 comentários:

  1. Aí velho, to na área, como podemos peitar essa parada?
    Valew

    ResponderExcluir
  2. Massa. tbm achei o som ontem do Snorks a desejar..

    O edson é um bom batera, mas precisa entender algumas coisas que são extremamente importantes. Hardcore num é só tocar rapido. Alem disso é tocar com pressão. Ao fazer uma virada a caixa por exemplo num pode suar menor de que com toque simples. E por ai vai..

    Depois falaremos disso no pele nova!

    abras

    ResponderExcluir
  3. blog loko eim kayapy ^^
    flw cho mano.

    ResponderExcluir
  4. massa cayapys vc é cara quando vc lança seu pedal já dou uma sugestão para o nome kayapys sativus

    ResponderExcluir